Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 6, 2017

João Vaccari Neto é mantido preso e doleiro tem redução de pena em julgamento do TRF4

Decisão Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em julgamento realizado nesta quarta-feira (9), manteve preso preventivamente, o ex-tesoreiro do PT João Vaccari Neto, referente a outra ação criminal que o pestista responde. O habeas corpus negado pelos três desembargadores, que compõem a 8ª Turma, em Porto Alegre, responsáveis por analisar recurso da Lava Jato, já havia sido indeferido no dia 4 de julho. 
A sessão que negou por unanimidade de votos o pedido da defesa de Vaccari foi presidida pelo desembargador João Pedro Gebran Neto.
O ex-tesoureiro foi absolvido no mês passado pelo mesmo Tribunal em um dos processos em que foi condenado, a partir da Operação Lava jato, mas continuou detido em razão de outra sentença em primeira instância. Segundo o TRF4, a absolvição do réu pelo tribunal em ação anterior não impede que em outro processo criminal seja mantida a medida cautelar. Os desembargadores entenderam que há razões suficientes para a manutenção da prisão preventiva a p…

STJ arquiva sindicância contra Pimentel por suposta obstrução na Lava Jato

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, arquivou na semana passada, uma sindicância contra o governador Fernando Pimentel (PT), referente uma denúncia de que ele teria sido procurado por executivos da Odebrecht para obstruir um processo da operação Lava Jato - quando ocupava a pasta de Ministro de Desenvolvimento no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). O ministério de Pimentel foi entre os anos de 2011 e 2014.
De acordo com o STJ, a sindicância é um procedimento anterior à abertura do inquérito no qual o requerimento de investigação do governador foi aceito no STJ em abril deste ano.

O pedido de arquivamento foi recebido no STJ no último dia 1º de agosto, formulado pelo vice-procurador geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada. Na decisão, Andrade argumenta falta de provas de que Pimentel tenha"impedido ou embaraçado as investigações".

A suspeita de que o então ministro teria atuado em favor da Odebrecht para obstruir investigaçõe…